domingo, 26 de outubro de 2008

Cigarros podem voltar a patrocinar o esporte

Notícia ruim para aqueles que combatem o vício do cigarro. Pelo menos na Austrália.
É que o governo de lá estuda medidas para que alguns esportes (aqueles considerados como high-profile) possam recebem investimento dos fabricantes de cigarro. A informação é do jornal Sydney Morning Herald e entre estes esportes estão as corridas de automóveis e de cavalos. A condição para isso é que as competições passem a ser chamadas pelos nomes das marcas, como acontece, por exemplo, nos campeonatos de futebol - Copa Nissan Sudamericana, por exemplo.
É uma medida polêmica. Ativistas engajados na campanha contra o cigarro alertam que a medida pode provocar novos adeptos do vício, principalmente entre as crianças. Além disso, a medida vai de encontro ao que acontece no mundo inteiro. O debate será intenso por lá e promete. Na Austrália, desde 1992 a legislação proíbe a associação de marcas de cigarro no esporte. A exceção valeu até 2006 exatamente para o GP de Melbourne de F1.
Houve uma época aqui no Brasil em que os comerciais mais legais eram do cigarro Hollywood. Em todos eles, sempre havia momentos de muita ação e muita adrenalina. Felizmente, a legislação brasileira também seguiu a tendência mundial de combate ao vício também na publicidade e proibiu a relação do esporte com o hábito de fumar. Não adianta, cigarros não combinam com nenhum tipo de esporte e tomara que mesmo na Austrália a lei permaneça a mesma.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page