sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Clubes alemães faturam mais na Europa

Segundo o levantamento European Jersey Report, elaborado pela décima vez pela empresa SPORT+MARKT´S, os clubes alemães são os que mais faturaram em relação aos patrocínios nas camisetas. Na temporada 2008/2009, as dezoito equipes alemãs somaram 103,8 milhões de euros, algo equivalente a 310 milhões de reais - a média ficou acima de 17 milhões de reais.

Na segunda posição ficaram as equipes inglesas com 85 milhões de euros, equivalente a 255 milhões de reais e média de 15 milhões de reais (vale lembrar que na Inglaterra são 17 equipes que disputam a primeira divisão).

Os clubes italianos ocupam a terceira posição no levantamento com pouco mais de 70 milhões de euros, algo próximo a 212 milhões de reais. Em média, cada um dos 18 clubes que disputam a primeira divisão recebeu cerca de 11 milhões de reais na temporada. Os 20 clubes franceses receberam 50,2 milhões de euros (quase 151 milhões de reais), os 17 clubes da Espanha 42,3 milhões de euros (cerca de 127 milhões de reais) e os 18 clubes holandeses totalizaram a mesma quantia.

É inevitável que se faça a comparação com os clubes brasileiros. Ainda ontem escrevi sobre os valores pagos pela Medial Saúde ao Corínthians em 2008, cerca de 16 milhões de reais, o que coloca o contrato como um dos maiores do futebol brasileiro e muito próximo da realidade européia. Mas essa é a exceção. A maioria dos clubes recebe valores muito abaixo dos praticados na Europa e longe dos valores recebidos pelo Timão. Em muitos casos, os valores de um ano na Europa equivalem a 3 anos de contrato aqui no Brasil. Somente com a contínua profissionalização dos clubes é que essa realidade vai mudar.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page