segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O custo da Rio 2016 antes da oficialização

E já que o post anterior tinha relação com a candidatura do Rio de Janeiro à Olimpíada de 2016, vale um novo tópico relacionado aos valores de investimento antes da oficialização da cidade como sede do evento.

O Ministro do Turismo, Luiz Barreto, em entrevista na semana passada, afirmou que a União gastará em torno de 85 milhões de reais somente na promoção da cidade. Esse valor inclui a divulgação da candidatura no GP Brasil de Fórmula 1 domingo passado, em São Paulo, e também outras iniciativas que serão feitas.

Já a Folha de São Paulo de hoje, quarta-feira, apresenta novos valores relacionados à candidatura. Serão gastos em consultorias 46 milhões de reais, pagos em parte pela União (25 milhões) e o restante pelo Comitê Olímpico Brasileiro (21 milhões). Segundo o jornal, todas estas consultorias foram contratadas sem edital de concorrência e a empresa escolhida é a suíça Events Knowlegde Services, que ficou responsável pelo questionário entregue ao Comitê Olímpico Internacional e recebeu 3,5 milhões de reais naquele momento. Para a entrega do relatório final, a empresa irá receber mais 10,8 milhões de reais.

O Ministério do Esporte, ainda segundo a Folha, deve desembolsar mais de 7 milhões de reais na contratação de especialistas internacionais para as áreas de marketing e finanças e também para a Vila Olímpica.

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