sexta-feira, 17 de abril de 2009

Copa do Brasil ganha passaporte

Escrito
por Emerson Gonçalves

Eis uma boa notícia para nosso futebol: o PFCI - Premiére Futebol Cube Internacional - fechou acordos para a transmissão de jogos da Copa do Brasil, em pay-per-view, para Portugal, França, Estados Unidos, Canadá, Nigéria, Moçambique, Angola, Trinidad e Tobago, Uruguai e Chile.
O acordo é válido até 2011, com a transmissão de dois jogos por semana, e já começou ontem, com Guaratinguetá x Atlético Mineiro, seguindo hoje com Botafogo x Americano.

Com isso, a Copa do Brasil ganha um belo status (sim, por que não?) e troca seu RG meio gasto por um bonito e vistoso passaporte, ainda um pouco limitado, mas que, não duvido, irá crescer um bocado.
Cresceria ainda mais se todos os grandes clubes participassem da disputa, mas essa é outra história.
Em termos financeiros o impacto para os clubes não deverá ser grande - Elton Simões, diretor dos canais premium da Globosat, não divulgou valores, o que cabe à CBF, caso ela queira torná-los públicos. Para ele, o foco, entretanto, não reside tanto nesse ponto e sim na expansão da visibilidade do futebol brasileiro além-fronteiras e, preferencialmente, além-mares (na visão deste Olhar Crônico Esportivo). Lentamente, o espectador estrangeiro que gosta de futebol começará a dedicar mais atenção ao futebol brasileiro jogado aqui dentro, nem que seja para o “garimpo” de novas jóias potenciais.
Coisa que, com certeza, empresários farão atentamente, produzindo seus próprios scouts dos jogadores que julgarem mais interessantes.
Elton destaca que os países de língua portuguesa foram um caminho natural para a entrada no mercado internacional. Outro ponto interessante, segundo ele, é o fato do PFC estar presente e em crescimento em países africanos justamente às vésperas da Copa 2010.
500 jogos por ano
A Copa do Brasil vem somar-se às transmissões já realizadas pelo PFCI de jogos dos campeonatos Brasileiros das Séries A e B e dos principais campeonatos estaduais, num total de oito competições e já ultrapassando a marca de 500 jogos transmitidos ao vivo, por ano. Elton diz que com o aumento da oferta de competições e jogos, também os brasileiros que residem fora poderão acompanhar mais jogos de seus clubes do coração.
O PFC Internacional é uma empresa bem nova, ainda, lançado há pouco mais de dois anos, em janeiro de 2007, mas, mesmo assim, já conta com mais de 227.000 assinantes e deverá crescer ainda mais, graças a novos contratos com operadoras nos Estados Unidos, Canadá e América hispânica.
Hoje, o torcedor estrangeiro já pode ver futebol brasileiro de janeiro a dezembro com as transmissões dos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Paraná, e mais a Copa São Paulo de Futebol Junior, em janeiro e agora a Copa do Brasil, até o início de julho. Entre maio e dezembro, os campeonatos brasileiros das séries A e B.
Além dos jogos, uma grande gama de programas esportivos também é colocada à disposição dos assinantes internacionais, como o Arena Sportv, Troca de Passe, Sportv News e outros. Tal como ocorre no Brasil, os assinantes dos outros países têm 24 horas de programação voltada para o futebol brasileiro.
Para terminar, Guaru, do Guará, fez um pouco de história, ao marcar o primeiro gol na primeira transmissão da Copa do Brasil para o pay-per-view do PFCI. Um gol com um caráter bem especial, marcado por um jogador desconhecido do grande público, jogando por um time pequeno do interior. Tudo a ver com a Copa do Brasil e que seja tão somente o primeiro de muitos.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page