sexta-feira, 3 de abril de 2009

Lula aproveita G20 para visitar estádio olímpico de Londres e dar apoio ao Rio

Presidente tem a companhia do ministro do Esporte e do prefeito carioca




Lula visita obras com ministro do Esporte, Orlando Silva, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira, em Londres, a candidatura do Rio de Janeiro a sede das Olimpíadas de 2016. O dirigente, que está na capital londrina para reunião de líderes do G20 (grupo de países desenvolvidos e em desenvolvimento), disse que a América Latina tem direito a organizar os Jogos e que a cidade pode fazer um evento “melhor do que o Carnaval".

- (Os Jogos) Estiveram na Europa e nos Estados Unidos várias vezes, no Canadá, no Japão, na Austrália. Acho que as Olimpíadas não são só um privilégio do considerado mundo desenvolvido. A América Latina tem direito a organizar os Jogos.

Próximo às obras para a construção do Parque Olímpico de Stratford de Londres, que sediará as Olimpíadas de 2012, Lula usou o exemplo da China para mostrar que países emergentes podem receber grandes eventos.

- Uma vez na vida, os países emergentes, como a China, podem demonstrar que não ficam para trás e que são capazes de organizar um evento desse porte com a maior qualidade – defendeu.

Além de enfatizar a questão geográfica, Lula falou sobre o legado que a infraestrutura da competição deixaria para a população local. O presidente afirmou ainda que duvidava de que houvesse outra cidade com uma candidatura tão sólida.

- Acho que hoje não existe um lugar melhor do que Rio, pela combinação mágica de tecnologia sofisticada com a beleza natural da cidade – ressaltou.

Sorridente, Lula lembrou que o Rio aproveitará as instalações do Pan-Americano de 2007 e da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.

- O Rio nunca esteve tão perto de ganhar. Temos as melhores condições e isto já se viu durante os Jogos Pan-americanos, que foram os melhores da história. Queremos fazer o mesmo com os Jogos Olímpicos e deixaremos um legado extraordinário.

Perguntado sobre como a atual crise financeira global afetaria a candidatura brasileira, o presidente explicou que "esta situação não vai a durar até 2016" e garantiu um total compromisso econômico ao projeto por parte dos três níveis de Governo (federal, estadual e municipal).

O Rio de Janeiro concorre com as cidades de Tóquio, Madri e Chicago para sediar os Jogos de 2016. A vencedora será anunciada no dia 2 de outubro deste ano.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page