terça-feira, 21 de abril de 2009

O Leão da Ilha está desperto


O Leão da Ilha está desperto…
E esperto.

O Sport Club do Recife está com tudo nesse momento.

Campeão da Copa do Brasil em 2008 e dono de campanha brilhante até o momento na Copa Santander Libertadores, o clube e sua torcida andam felizes, de braços dados, apesar de alguns problemas, como as rusgas e reclamações sobre o preço dos ingressos do jogo contra o Palmeiras.

Eu, particularmente, estou gostando muito de ver a performance do Sport desde seu retorno à Série A. Sua direção trabalhou, ora melhor, ora pior, como é natural, e não perdeu tempo reclamando e choramingando. Simplesmente foi à luta e já em 2008 obteve a espetacular conquista da Copa do Brasil, derrotando muita gente boa no caminho.

Agora, na Libertadores, está fazendo bonito, deu gosto acompanhar a campanha, mesmo com a recente derrota e o empate para o Palmeiras, fato que já deve ter sido devidamente analisado pela direção e comissão técnica.

Fora de campo o clube vem jogando tão bem como dentro das quatro linhas. Houve a preocupação em conversar com os patrocinadores, acertar ponteiros e ter contratos renovados, em busca de uma relativa estabilidade financeira, suficiente para dar tranqüilidade ao elenco e comissão técnica.

O marketing vem trabalhando bem e fazer um bom trabalho não significa assinar contratos estrondosos ou fazer jogadas pirotécnicas. O lançamento da camisa dourada foi uma bela iniciativa, que alcançou (parece-me, não foram divulgados números mais concretos) grande sucesso.

O clube agora lançou uma nova ação de marketing, simples, mas interessante: a Galeria da Torcida. O projeto já foi divulgado pela mídia, inclusive pelo Blog do Torcedor do Sport, no portal GloboEsporte. Basicamente, é uma cerâmica de 10×10 cm, na qual estará a foto do feliz torcedor, que será colocada nos locais abertos pelo clube para essa ação, que está sendo chamada de “humanização de espaços”. Pensando bem, até que cai bem, pois se não há nada mais vivo que um estádio lotado em jogo quente, nada há de mais morto que um estádio vazio, entregue às moscas, logo, nada mais desumanizado. Quem sabe as caras felizes dos torcedores eternizados na cerâmica dê realmente mais vida a esses espaços da Ilha?

Esse direito a “morar” para sempre no estádio tem preço, mas é módico, bastante acessível: 50, 80 ou 100 reais, dependendo de ter um, dois ou três “moradores” na cerâmica. Além do pagamento à vista, via boleto ou transferência, o valor ainda pode ser pago em até 11 vezes pelo cartão. De fato, nada mais brasileiro.

Os espaços com as fotos terão manutenção permanente, promete a direção do clube, e serão muito bem cuidados, mesmo porque é intenção do Sport colocar o estádio e seus espaços humanizados como mais uma atração turística recifense.

Outra promessa da direção: usar parte da verba arrecadada para concluir o CT de Paratibe, transformando-o num dos mais modernos e bem equipados do Brasil.

Perfeito, desde que essa promessa seja cumprida ao pé da letra.

Torço pelas iniciativas do Sport. É um prazer ver um clube nordestino agindo como qualquer outro clube de primeiro mundo, com limitações, que todos têm em maior ou menor grau, mas agindo, criando, fazendo e acontecendo. Sem discursos ranhetas e ressentidos. Errar é normal, faz parte de todo processo, mas isso é como gol: só marca quem chuta. Ou seja, o importante é inovar, é buscar alternativas, é criar, nesse caso criar fontes alternativas, totalmente novas, de receitas para o clube.

Enquanto escrevo fico pensando no tempo perdido por grandes nomes do futebol brasileiro que não cuidaram de fazer sua própria casa. Essa é uma ideia simples e boa e acredito (e espero) que será copiada por outros clubes. Sem falar que é um zilhão de vezes mais simpática que essa coisa tétrica de fazer cemitério temático. Coisa que o vice-presidente de marketing do São Paulo chutou para longe, com toda razão. Vamos cuidar de coisas mais vivas e bonitas, como é o futebol.

A Galeria da Torcida do Sport é um bom exemplo.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page