quarta-feira, 6 de maio de 2009

As torcidas e seus tamanhos pelo Datafolha

ESCRITO POR EMERSON GONÇALVES


Eis um assunto que sempre dá muito pano pra manga. Quando se aceita algum tipo de verdade, contesta-se os números dessa verdade. Uma coisa é certa: quando se fala em tamanho de torcidas no Brasil, o bicho pega. E já que é pra pegar, vamos lá.


Em seu post de ontem, o colega de portal Decio Lopes, no delicioso Expresso da Bola, comentou a respeito desse assunto que mexe com as multidões e publicou os números de 2004 da pesquisa IBOPE encomendada pelo Lance.


Bem cara-de-pau, vou pegar uma carona e falar sobre outra pesquisa, a que foi realizada pelo Datafolha em novembro de 2007. Por sinal, ela já foi comentada em janeiro de 2008, no “velho” Olhar Crônico Esportivo, mas vale a pena voltar ao tema, estimulando o debate que o Decio abriu e permitindo - por que não? - que os leitores comparem os levantamentos dos dois institutos de pesquisas .


É comum, nos últimos anos, dirigentes do Flamengo dizerem que o clube tem 35 milhões de torcedores. Torcedores já extrapolam para 40 milhões e já li até 50 milhões. Sanchez e Rosenberg, presidente e vice de marketing do Corinthians, dizem que seu clube tem 32 milhões de torcedores.


E por aí vai, cada dirigente puxando mais brasa para sua sardinha. Ou tem brasa em proporções chinesas ou tem sardinha de monte sem brasa alguma, nem para remédio. Por isso acho interessante esses levantamentos dos institutos de pesquisa. Entretanto, antes, então, de tentarmos chegar a um número de torcedores, vamos a alguns fatos básicos.


A pesquisa Datafolha


Esse levantamento foi realizado entre os dias 26 e 29 de novembro de 2007 e foram realizadas 11741 entrevistas em 390 municípios nas seguintes unidades da Federação : São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Goiás, Tocantins, Pará, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rondônia.


A margem de erro máxima decorrente desse processo de amostragem é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.


População do Brasil


O Brasil, segundo estimativa do PopClock do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - e que é o órgão com a palavra oficial sobre o assunto, aponta para uma população de 191.081.389 habitantes, às 10 horas e 51 minutos desse 5 de maio de 2009.


Para efeitos de cálculos vamos arredondar para 191 milhões de habitantes.


Cerca de 27% dessa população é constituída por menores de 16 anos de idade, um universo de 51 milhões de jovens, dos quais aproximadamente 23 milhões têm entre 10 e 15 anos de idade e outros 28 milhões têm de 0 a 9 anos. Dessa forma, o universo de brasileiros com mais de 16 anos é de 139 milhões de pessoas.


Os números da pesquisa Datafolha


Esse foi o universo pesquisado pelos pesquisadores: 139 milhões de brasileiros com mais de 16 anos de idade.


Dentro desse total, 26% não se interessam por futebol e não torcem por nenhum time. Esse índice, curiosamente, é bastante consistente e se apresenta com variações mínimas em todas as pesquisas que têm por tema o esporte bretão que consagrou Ronaldo. Voltando aos números, portanto, temos um universo de 103 milhões de brasileiros que gostam ou tem algum interesse pelo futebol, sempre lembrando que referimo-nos aos brasileiros com 16 anos de idade para cima.


Hipoteticamente, podemos considerar que esses números, com pequenas variações, sejam válidos para a rapaziada dos 10 aos 15 anos, o que nos daria um acréscimo de 17 milhões ao número de torcedores de futebol (arredondando tudo para cima), algo como 120 milhões de brasileiros.


Com muito boa vontade.


Essa, portanto, é uma outra base sobre a qual podemos trabalhar quando pensarmos em quantos torcedores tem cada time.


Um lembrete importante e que levou-me a corrigir esse post por observação do Valmir: os 26% de brasileiros sem time e os 74% que torcem por algum time, estão no mesmo universo, ou seja, 139 milhões de habitantes acima de 16 anos ou 156 milhões se incluirmos a garotada dos 10 aos 15 anos. Fica aqui meu agradecimento ao Valmir por notar e alertar-me para essa falha.


Olhem agora, atentamente, essa tabela que mostra a evolução do time de preferência num período de 15 anos e 13 levantamentos feitos pelo Datafolha:




Como já foi dito a margem de erro dessa pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. É bom esclarecer que a margem de erro é um parâmetro cada vez mais teórico e menos prático. O conhecimento da sociedade e a evolução das ferramentas de pesquisa e técnicas de análise, têm permitido cada vez mais a execução de pesquisas em que o confronto dos dados com a realidade apresenta diferenças cada vez menores.


Ficam aí os números.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page