terça-feira, 5 de maio de 2009

Caso de 'espionagem' no Rio pode eliminar candidatura de Madri para 2016

COI apoia decisão do Comitê do Rio. Considerado até agora apenas como falsidade ideológica, caso corre risco de parar na Comissão de Ética
Carolina Bellei
GLOBOESPORTE.COM, Rio de Janeiro

O credenciamento do britânico Simon Walsh, que tentou se passar por jornalista da agência de notícias EFE durante a visita do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio de Janeiro, na semana passada, pode prejudicar a candidatura de Madri a sede dos Jogos de 2016. O COI apoiou a atitude do Comitê do Rio de retirar a credencial de Walsh, e o caso corre risco de parar na Comissão de Ética da entidade. Caso isso aconteça, a capital espanhola pode até ser eliminada da disputa, que termina no dia 2 de outubro. Além de Madri e Rio, Tóquio e Chicago estão na luta.De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o fato até agora está sendo tratado como falsidade ideológica, já que o britânico, na verdade, trabalha para a agência de notícias da campanha espanhola. Ou seja, ainda não houve uma denúncia sobre uma possível espionagem. O COB ainda está estudando para saber qual providência tomar.


Durante as visitas de inspeção, é comum que as cidades candidatas a sede das Olimpíadas mandem pessoas de sua comissão para acompanhar, mas o credenciamento é diferente. Seguir a programação especial para jornalistas é proibido, por exemplo.

O comitê responsável pela candidatura de Madri aos Jogos de 2016 admitiu que enviou um jornalista ao Rio de Janeiro, mas negou que o objetivo tenha sido o de espionar os projetos da cidade carioca durante a visita dos membros do COI.

O crachá de Walsh foi retirado depois que a agência internacional mandou documento negando que o profissional fosse ou já tivesse sido funcionário da empresa. Porém, o fato só foi descoberto no último dia de visitas, no domingo, pouco antes da reunião final.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page