sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ouse, Presidente!



ESCRITO POR EMERSON GONÇALVES

Nos últimos dias um zum-zum-zum vem crescendo por São Paulo: Ronaldinho quer voltar para o Brasil e estaria conversando com o São Paulo por meio de seu irmão, Assis. Alguns jornalistas estão divulgando essa possibilidade, como Milton Neves e Benjamin Beck. Perguntado a respeito, Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, disse que não há nada a respeito, uma resposta meio padrão que tanto pode ser verdadeira como falsa.

Na verdade, fala-se na volta de RG desde meados do ano passado. Logo depois de Adriano ter voltado para a Internazionale, conversei com um amigo de Porto Alegre a respeito dessa possibilidade, que até pareceu existir, mas com a entrada do Milan em cena ela foi colocada de lado.

O momento, porém, é diferente. Ronaldinho não está bem no Milan e, pior que isso, ele próprio não se sente confortável. E tem olhado com olhos compridos, como diria minha avó, para o sucesso de Ronaldo, que voltou e muito bem. Para Fred e agora Adriano. Com certeza, ele também viu o retorno de Máxi Lopes, não para seu país natal, mas para o Brasil, num movimento inédito nesse tabuleiro cheio de jogadas complexas, em que o dinheiro é o mais pesado de todos os players.

O Corinthians viabilizou Ronaldo, financeiramente, apesar da crise mundial, e o mesmo parece ter conseguido o Flamengo em relação a Adriano, embora o detalhamento não tenha sido divulgado. No caso de Fred a viabilização deu-se por meio da Unimed e não do clube. Tudo isso indica, portanto, que a viabilização de Ronaldinho não seria um bicho-de-sete-cabeças, em especial para o São Paulo, que assim como Flamengo e Corinthians tem uma grande exposição de mídia e um marketing bastante ativo.

Se de fato existe essa possibilidade, este Olhar Crônico Esportivo é curto e grosso: Ouse, Presidente!

Como ousou Andrés Sanchez trazendo Ronaldo. Mas ouse pelo torcedor são-paulino, que vem sonhando com um time empolgante desde a era Telê Santana. Sim, em 2002 e em 2005 o torcedor teve dois grandes times, dois times que em diversos momentos empolgaram e levaram multidões ao Morumbi. Fora isso, porém, desde o time conduzido por Raí o são-paulino não fica empolgado de fato, empolgado de verdade.

Empolgação que até existiu em doses mínimas na curta passagem de Falcão pelo Morumbi. Nas poucas vezes em que ele pegava a bola, a expectativa crescia, todos esperando para ver o que ele faria. Quem presenciou ao vivo aqueles raros momentos entende o que estou dizendo.

O São Paulo desses últimos anos, Presidente Juvenal, é um brilhante vencedor, mas em nenhum momento foi um time empolgante, de fazer a arquibancada sonhar.

O clube tem uma comissão técnica comandada pelo técnico tricampeão brasileiro, toda ela formada por profissionais de altíssimo nível. Tem uma estrutura fantástica em todos os sentidos. Tem um elenco primoroso pela quantidade e qualidade média.

Não tem, entretanto, um pensador nesse elenco.

Não tem, apesar de tudo e de todos, alguém que simbolize a fantasia.

E, vamos & venhamos, só vencer não é o bastante, é preciso ter prazer, é fundamental ver beleza e fantasia nos gramados.

O Campeonato Brasileiro de 2009 já tem uma constelação mais do que apreciável de grandes astros. O maravilhoso gol de Nilmar, domingo, foi a comprovação disso. Trazer Ronaldinho de volta para casa daria ainda mais brilho a essa constelação. Daria ao time do São Paulo um algo a mais além de sua consistência, força e determinação. E levaria a torcida em peso para o Morumbi, algo tão importante quanto bons contratos de marketing. Mais: o “fator Ronaldinho” seria mais uma poderosa alavanca para o Campeonato Brasileiro ampliar sua presença no exterior.

Por tudo isso, Sr. Presidente, ouse e feche a contratação de Ronaldinho!

Ouse e aposte em Ronaldinho. Não rompa sua política salarial - aliás, se a política é tão rígida, como explicar os gastos cada vez maiores com a folha? - e pague somente os 200 mil de teto, se não quiser pagar os 300 mil de Rogério. Chame o restante de “verba de marketing”. Mire-se, pois vale a pena, no que fizeram Sanchez e Rosenberg e, parece, está fazendo o Flamengo. Econômica e financeiramente o São Paulo tem condições muito melhores para bancar esse tipo de investimento, portanto, ouse e banque-o, para o bem do futebol brasileiro, como aliás disse o presidente corintiano e não vi em sua declaração nenhuma ironia.

Comenta-se, agora (tudo isso pode ser 100% verdadeiro ou não, que isto fique bem claro, por favor; não estamos falando sobre fatos consumados e sim sobre informações e contra-informações, notícias plantadas ou não, boatos & rumores, muita fumaça e talvez nenhum fogo, ou só um foguinho meia-boca), que o desejo do Milan é mandar Ronaldinho e receber Miranda, sem envolver dinheiro (matéria do Lance fala a respeito). Não é de espantar, pois a situação financeira do Milan que já não era boa, ficou pior graças à crise. Por isso mesmo, no episódio Kaká/ City este Olhar Crônico Esportivo cravou que o clube queria, de fato, vender o jogador.

Diretores são-paulinos, entretanto, já vieram a público dizer que Miranda é mais importante que Ronaldinho Gaúcho para o São Paulo.

Então tá.

Diante de afirmações de tal quilate nada mais há para dizer.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page