quarta-feira, 13 de maio de 2009

Renault segue passos da Ferrari e ameaça deixar a Fórmula 1 em 2010

Equipe francesa também é contra a nova regra divulgada pela FIA

GLOBOESPORTE.COM
Enstone, Inglaterra
Assim como a Ferrari, a Renault pode deixar a Fórmula 1 na próxima temporada


Um dia depois de a Ferrari comunicar oficialmente que pode não disputar a próxima temporada da Fórmula 1, caso a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não mude o regulamento de 2010, a Renault também anunciou, em tom de ameaça, que pode deixar a categoria a partir do ano que vem.

A FIA pretende que as equipes de Fórmula 1 adotem um teto orçamentário de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões). Este valor não será obrigatório, mas as equipes que acatarem este limite de custos receberão uma série de privilégios para desenvolver seus carros, enquanto as escuderias que estivessem acima da quantia teriam o trabalho muito mais limitado por uma série de imposições técnicas da entidade.

Confira a íntegra do comunicado da Renault:


"A decisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de introduzir dois regulamentos técnicos de Fórmula 1 para a temporada 2010 levou o grupo Renault a reconsiderar a sua inscrição no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA do próximo ano.

É frustrante que as propostas construtivas da Fota (Associação dos Times da Fórmula 1), incluindo medidas para grande economia de custos a serem adotadas progressivamente entre 2009 e 2012, que foram cuidadosamente elaboradas pelos integrantes da Fota, tenham sido completamente ignoradas sem qualquer forma de consulta por parte da FIA às equipes.

Deve ser salientado que a Fota fixou o mesmo, se não inferior, objetivo financeiro da FIA, mas a Renault acredita firmemente que esta deve ser introduzida através de um procedimento diferente, com o apoio de todas as partes.

A Renault também acredita que é fundamental que a administração do esporte seja coordenada com um espírito de consulta com todas as partes (FIA, FOM – Fórmula One Management, empresa de Bernie Ecclestone que detém os direitos comerciais da categoria – e Fota), a fim de alcançar um melhor equilíbrio entre os custos e as receitas. A Renault é também tem a firme opinião de que todos os participantes no Campeonato do Mundial devem disputar sob as mesmas regras.

O presidente da equipe Renault de Fórmula 1, Bernard Rey, comentou: 'A Renault sempre considerou a F-1 o ápice do esporte a motor e o palco perfeito para demonstrar a excelência técnica. Continuamos comprometidos com o esporte, no entanto, não podemos nos envolver em um campeonato com diferentes regulamentos em vigor, e se estas regras forem colocadas em prática, seremos forçados a sair ao final desta temporada.'

O chefe da equipe Renault de Fórmula 1, Flavio Briatore, comentou: 'O nosso objetivo é reduzir os custos, mantendo os elevados padrões que tornam a Fórmula 1 uma das marcas mais prestigiadas no mercado. Queremos conseguir isto de forma coordenada com os órgãos reguladores e comerciais, e nos recusamos a aceitar uma imposição unilateral da FIA. Se as decisões anunciadas pelo Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA do dia 29 de abril de 2009 não forem revistas, não teremos escolha senão nos retirarmos Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, no final de 2009.' "


saiba mais



Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page