sábado, 29 de agosto de 2009

Virada histórica sobre o Palmeiras em 2000 vira livro licenciado pelo Vasco

Será lançado no dia 31 de agosto o livro de jornalismo esportivo “A Virada do Século”, de Camilo Cruz Sepúlveda, pela editora carioca Multifoco. “A Virada do Século” é um documento histórico que conta em detalhes a vitória de virada do Vasco em cima do Palmeiras, na última das três partidas finais, que deu ao clube o título da Copa Mercosul em 2000. O livro chega no momento em que o clube necessita de mais uma “virada” em sua história vitoriosa para conquistar novamente uma vaga na série A do Campeonato Brasileiro de 2010. Ele recebeu a chancela de produto oficial do Club de Regatas Vasco da Gama e o evento de lançamento ocorrerá na Sede Náutica da Lagoa.

O autor narra o jogo final em que o time vascaíno perdia por 3 a 0 até os 14 minutos do segundo tempo e começou a desenhar a incrível virada no placar. Apesar de estar jogando no estádio Palestra Itália – casa do seu pior adversário –, estreando treinador e tendo um jogador expulso no meio da reação, o clube virou em pouco mais de meia hora, com três gols do craque Romário. Camilo mostra ao leitor, em uma narrativa envolvente, como o feito do time da Colina deve ser considerado a virada mais inacreditável, realizada sob as maiores adversidades que envolvem um jogo de futebol, uma verdadeira “caixinha de surpresas”.

Segundo o autor, “o jogo, por todos seus aspectos esportivos e estatísticos, traçou uma história, que em números e circunstâncias, a transformou numa das mais marcantes do futebol mundial. Uma das mais difíceis, senão, a mais difícil das viradas em finais de campeonato da história”.

O prefácio foi assinado pelo jornalista e comentarista esportivo, o historiador de futebol Luiz Mendes. “Dou meus parabéns ao jovem Camilo Sepúlveda pela iniciativa de contar em livro a espetacular reação do Vasco da Gama, numa memorável decisão da Copa Mercosul, hoje Copa Sul-Americana, quando perdia por 3 a 0 para o Palmeiras e conseguiu vencer por 4 a 3. Também para mim, essa foi a maior virada de uma equipe que presenciei em minha longa carreira na crônica esportiva. Confesso que vi muitas, mas a do Vasco na Mercosul, pela importância e pelas circunstâncias, foi a mais sensacional”, ratifica Mendes.

O livro conta ainda recordações de outras grandes viradas, curiosidades envolvendo o jogo e os dois clubes, depoimentos dos envolvidos e dados sobre a grande virada que o Vasco também conseguiu dar na temporada 2000 – em que conquistou este título e o Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange). Além da descrição de todos os detalhes do jogo com seus emocionantes momentos.

“A Virada do Século” também possui um capítulo especial sobre o artilheiro da final, Romário, que em 2007 ultrapassou a barreira dos mil gols e, em 2008, encerrou sua carreira como jogador de futebol.


A Virada do Século

Quem acreditaria que um time fosse capaz de virar um placar de 3 a 0 para 4 a 3, numa final de copa continental oficial, tendo só um tempo para ser jogado?

Ainda mais sabendo que a temporada desse clube havia sido só com derrotas em finais contra grandes rivais.

Para aumentar as chances de fracasso, o clube enfrentava seu pior adversário, no campo desse oponente...

Se você acha que os obstáculos encerraram por aí, saiba que ainda existiram outros...

E que o Vasco – o time da virada – superou-os, todos! Na final que ficou eternizada como “A Virada do Século”.


Sobre o autor

Camilo Sepúlveda é jornalista formado pela Unesa (Universidade Estácio de Sá), do Rio de Janeiro. Em 2002 e 2003 apresentou o programa esportivo Lance na Estácio do canal por assinatura UTV. Colaborou no site Lancenet, na Secretaria Municipal das Culturas e, desde abril de 2008, é editor-chefe do portal BolaRio (www.bolario.com.br), sobre o futebol carioca.

Nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de junho de 1975, e desde então frequenta as arquibancadas dos estádios de futebol pelo Brasil.

Praticante de futevôlei, o autor é pandeirista e pesquisador das culturas populares. Desde 2004 é servidor público do Estado do Rio, onde contribui para a ressocialização de menores infratores.


Sobre a editora


A Multifoco é uma editora especializada em publicar novos autores. Através de novas tecnologias e com uma nova forma de organizar a produção editorial, lançam livros sem repassar nenhum custo de edição e impressão aos autores e organizadores selecionados.

Isso possibilita formar um catálogo recheado de novos autores e apostar em uma literatura inédita e surpreendente, bem como oferecer uma nova possibilidade para a publicação de livros acadêmicos. Tudo isso com a mesma qualidade das editoras tradicionais.


Capa do livro

Fonte: SUPERVASCO.COM

2 comentários:

Itamar (japa) disse...

será que eles vão fazer um livro sobre a queda pra segundona .hehe!...

Prof. Paulo Sérgio disse...

Faço parceria apenas através de banner, se não tiver, não é dificil fazer um...Então se quiser a parceria ainda, faça o banner e entre em contato.

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page