sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A polêmica sobre a propaganda da empresa Amanco

A VIII Semana da Comunicação da Unipac-Lafaiete teve um conteúdo intelectual muito adequado, dos profissionais que realizaram as palestras e oficinas. Com isso, os alunos e ex-alunos que marcaram presença no evento obtiveram um enriquecimento intelectual.

A polêmica ficou por conta na oficina de Mônica Calixto, onde o tema era "Redação Publicitária".

Segundo o site Wikipédia, em publicidade e propaganda, redação significa, na sua definição mais restrita, a elaboração criativa de peças publicitárias, a partir de apelo textual persuasivo. É comum nas agências de propaganda o modelo de criação publicitária chamado duplas de criação (Redator e Diretor de Arte). A cargo do primeiro fica a criação de chamadas ou títulos e textos; complementos de peças impressas, imagens, e roteiros, para rádio, televisão ou cinema. A cargo do segundo, fica a melhor apresentação do roteiro criado, utilizando todos os mecanismos que nos fazem "sentir", "absorver", degustar a redação. A função do Redator e do Diretor de Arte, é mais ampla como profissionais criativos, elaboram peças publicitárias completas em sua diversas aplicações: anúncios, textos, spots de rádio e jingles, filmes, peças para internet, ações de marketing entre muitas outras. Este é o siginificado de redação publicitária segundo a wikipédia, onde o mesmo era o tema da oficina.

Nesta oficina foi discutido o comercial da empresa Amanco. A contenda foi o porquê dos venezuelanos terem tampado o cano, no final do comercial quando os personagens falam “Miss Universo”. Foi argumentado que o motivo de estar tampando o cano, era porque a Miss Universo venezuelana, no ano que foi produzido a propaganda, estava sendo acusada de tráfico de drogas. Portanto, este seria o motivo da vergonha dos encanadores ou bombeiros. Eu penso que este não é o motivo real, e sim o motivo da vergonha, é a Venezuela não ter um título importante no futebol. Este seria o fato de tal vergonha para chegar a tampar o cano.

Criado pela DM9DDB, o filme Eco, brinca com os principais títulos conquistados pelo Brasil, Argentina, México e Venezuela. A curiosidade fica por conta de sua rápida modificação. Afinal, agora ao invés de 21 libertadores, a Argentina acumula 22 libertadores. No último dia 15 de julho, o time Estudiantes de La Plata conquistou o 22º título para a Argentina, pela Copa Libertadores da América contra o Cruzeiro. O resultado do campeonato influenciou imediatamente na campanha da Amanco. Além da atualização na TV, a campanha conta com spot nas rádios Bandeirantes e O Globo AM do Rio de Janeiro.

Portanto, os impactos da conquista foram além do futebol e chegaram à publicidade.

COMERCIAL DA AMANCO:

15 comentários:

Simply disse...

Poxa,

juro que nunca tinha percebido que eles fecham o cano no final...
Bem, não deixa de ser interessante.

É fica claro que é pq eles não tem nenhum título.

abs

Os Diferentões disse...

noooossa!
ia dizer o mesmo que o comentario acima hehe
parabens pelo blog, como sempre com conteudo muito bom!

Raphael disse...

Também nunca percebi que o cano estava sendo tampado. E pra mim é óbvia a referência à Miss Universo: a falta de títulos importantes da Venezuela no futebol. Nada mais.

Às vezes tem cada paranoia...

Rodrigo Gutuzo disse...

Logicamente que eles tampam o cano de vergonha por não terem nenhum título. Muito pouco provável ter alguma relação com a miss universo em si.

Parabéns pelo blog. Ótima ideia.

Abraço e sucesso.

Rodrigo Gutuzo - Pitacos da Bola

www.pitacosdabola.blogspot.com

twitter.com/pitacosdabola

palavras ao vento disse...

pra mim ta tudo normal...e o comercial ate que legal rsrs...mas sabe ne ....

Escorpiana disse...

Lógico que o motivo é o fato da Venezuela ser considerada uma 'fábrica de misses' e ganhar muitas vezes o Miss Universo, não acho que tenha nada a ver com as drogas...

Neuro-Musical disse...

Sem querer querendo mancharam a imagem da Venezuela por não ter nenhum titulo de peso no futebol... ahushhsuahusahuasuh

http://cerebro-musical.blogspot.com

Net Esportes disse...

Me surpreendeu o pessoal ai de cima que não reparou que o cara fecha o cano ....... incrível o pessoal do comercial atualizar, mesmo que somente escrevendo, os 22 títulos de Libertadores ....... e a essa história de drogas uma palhaçada, pra mim desde a primeira vez que vi ficou claro que o cara se envergonha de ter como título a miss universo ao invés de um título no futebol, mas no fundo é na minha opinião uma propagando títpica do Brasil e América do Sul, acho que qualquer um poderia se orgulhar de ter a miss universo, ter um país com mulheres bonitas mundialemnte, afinal foi o próprio Brasil que se indiguinou recentemente por não ganhar a miss universe em uma derrota realmente injusta ..... e por falar em polêmicas com comerciais, o das havainas foi proibido na TV.

AldeiaCult disse...

Pra mim uma das melhores campanhas dos últimos tempos... também concordo no fato de que os venezuelanos tapam o encanamento pela vergonha de não terem títulos expressivos no futebol!

Parabéns!

milena_leao disse...

heuhahuehua

Adorei a propaganda, não conhecia. E também acho que eles taparam o cano por não ter títulos no futebol, nada a ver com drogas! Mas é só minha opinião!

^^

Ah valeu pela visita! Bom Fim de Semana!!

Bjãao

@AnnaCastanheira disse...

Adoreii... a propaganda:D
E como varios já diseram... como não tinham titulos expresivos no futebol, foi que eles taparam o cano... Mas axo que seria bem legal da parte dos venezuelanos ter a mulher mais bonita do universo por lá afinal do que são os homens sem as mulheres :D

Nada haver com drogas... mais a vergonha de num ter titulos

Millena disse...

Amei a propaganda criativa demais!

Macaco Pipi disse...

MUITA COISA POR NADA!

Macaco Pipi disse...

E MUITO CRIATIVA MESMO!

Johnny Graterol Guevara disse...

En lo personal, me siento INSULTADO e INDIGNADO con este pedazo de basura prejuiciosa, que pretende BURLARSE del pueblo venezolano, y de sus logros deportivos, QUE SI EXISTEN EN BASEBALL! Quien hizo este comercial, nada conoce, o nada sabe del GLORIOSO PUEBLO DE VENEZUELA!!!/ On a personal level, I feel INSULTED and INDIGNATED and MAD AS HELL with this piece of rubbish, that pretends to mock the sports achievments of the venezuelan people, THAT DO EXIST ON INTERNATIONAL BASEBALL!!! Whoever is responsible for this, doesn't know a THING about the GLORIUS PEOPLE OF VENEZUELA!!! VIVA VENEZUELA CARAJOOOO!!!!

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page