quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Marketing do Santa Cruz Futebol Clube


Estava na faculdade fazendo uma pesquisa sobre marketing e acabei encontrando algo bastante interessante para colocar aqui para vocês leitores do Publicidade Esportiva.

Estava navegando pela Wikipédia, e por sinal achei o marketing do do clube Santa Cruz Futebol Clube. Parece ser algo muito organizado, pelo menos no papel. Embora o clube esteja passando uma fase terrível no futebol. Muito legal o marketing deles. Achei interessante em colocar aqui no blog.


MARKETING SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE

Publicidade no uniforme


1 - Marca estampada na frente da camisa (Frontal)
2 - Marca estampada nas costas da camisa (Costas).
3 - Marca estampada nas mangas da camisa.
4 - Marca estampada no short. (Frente e Costas)

Um dos principais canais de associação de marca e da imagem de empresas ao Santa Cruz, pode ser obtido através dos uniformes oficiais do clube, seus símbolos principais, pois são eles que levam as imagens através das transmissões das redes de televisão, das vitrines de lojas esportivas, nas arquibancadas dos estádios de futebol e pelos diversos cantos que os clientes fiéis circulam com o representante de sua paixão.

Sua empresa pode compartilhar os benefícios de associar-se a maior marca esportiva de Pernambuco.

Exibir a marca de sua empresa junto ao Santa Cruz garante uma visibilidade diferenciada da mídia convencional. Time vencedor, o Santa Cruz está constantemente em destaque na mídia pernambucana, nacional e internacional, proporcionando aos seus patrocinadores retorno institucional e de vendas, com excelente relação custo/benefício. Assim, a marca de sua empresa ganha destaque em inúmeras reportagens de TV, jornais, sites, revistas e em transmissões de jogos que fazem parte do cotidiano brasileiro, já que o futebol é o esporte de preferência nacional.

Patrocinador Ouro: Frente e/ou costas acima do número das camisas de treinos e jogos. Em 2005, o patrocinador Ouro obteve retorno de imagem superior a 25 mil aparições na mídia.

Patrocinador Prata: Mangas e costas das camisas de treinos e jogos abaixo do número. Em 2007, o patrocinador Prata obteve retorno de imagem superior a 16 mil aparições na mídia.

Para entrar em contato com o clube: marketing@santacruzfc.com.br

Placas estática

1 - Marca estampada na 1 linha de prismas no estádio. (Próxima a linha lateral)
2 - Marca estampada na 2 linha de prismas no estádio. (Próximo ao fosso)
3 - Marca estampada nas linhas de prismas atrás dos gols.
4 - Marca estampada na marquise do anel superior

O Santa Cruz comercializa painéis publicitários no Campeonato pernambucano, brasileiro e Copa do Brasil. O Clube disponibiliza placas de publicidade estática dentro do campo, nos jogos realizados no estádio do Arruda. A medida das placas é de 7,0m x 1,0m.

Durante a competição, há veiculação de grande parte dos jogos ao vivo pela TV e também nos programas esportivos, com exibição de gols e dos melhores momentos da partida, além da divulgação de fotos e matérias na mídia impressa, onde diariamente o Santa Cruz Futebol Clube é capa, tornando as placas bastante visíveis.

Todas as empresas que tiverem sua marca exposta nas placas de campo terão visibilidade dimensionada, ou seja, receberão mensalmente um relatório que apontará o retorno de mídia da ação realizada.

Em 2005, mais de 800 mil pessoas assistiram a cada um dos jogos do Santa Cruz pelo Campeonato pernambucano e brasileiro Série B, em Recife. Uma audiência média de 31 pontos (60% share) e mais de 25 mil reportagens exibidas na TV. Nossos parceiros obtiveram, em média, um retorno superior a R$3,90 para cara Real investido.

Para entrar em contato com o clube: marketing@santacruzfc.com.br

Back Drop - Entrevistas
  • Marca estampada nos Back Drop de entrevistas


Back drop


Painel em lona, contendo logomarcas de empresas investidoras, que buscam boa visualização, retorno de imagem, vendas e mídia. Jogadores, comissão técnica e dirigentes concedem entrevistas diante do painel e as imagens são exibidas em diversas emissoras de TV, programas jornalísticos, esportivos e na mídia impressa. As entrevistas acontecem diariamente nas Repúblicas Independentes do Arruda.

Publicidade no verso do ingresso
  • Marca estampada nos ingressos.


O Santa Cruz é um dos maiores times de futebol do Brasil e do mundo, tendo conquistado um grande número de títulos. O nacionalismo e a paixão pelo time são expostos em seu mais alto grau.

O Santa Cruz oferece uma ótima oportunidade para divulgar sua empresa, colocando sua marca nos ingressos dos jogos, nos quais o mando de campo é do Santa Cruz. Além de associar sua marca à nossa, sua empresa criará empatia com um enorme público consumidor, explorando novas oportunidades e garantindo uma visibilidade diferenciada.

Com um sistema moderno de impressão, outra novidade no ingresso dos jogos do Santa Cruz é a possibilidade de empresas divulgarem suas marcas na parte frontal do bilhete.

Esta mídia é extremamente interessante, pois muitos torcedores possuem o hábito de guardar os ingressos como recordação, além do que, inevitavelmente, o anúncio atingirá a totalidade do público presente ao estádio.

Programa de licenciamento


O licenciamento para uso da marca é um segmento que faz parte do marketing de toda empresa. O programa de licenciamento para o Santa Cruz Futebol Clube desenvolvido com o objetivo de garantir a integridade da marca do clube.

A licença é um contrato através do qual o Santa Cruz cede à outra empresa o direito de explorar sua marca em um determinado produto.

O sistema traz resultados importantes para todos os envolvidos. Ganha o Santa Cruz, que fortalece sua marca com uma boa distribuição e produtos de qualidade; ganham as empresas licenciadas, que associam sua competência a uma marca vencedora; e ganham os consumidores, que têm a garantia de estar adquirindo produtos legítimos do Tricolor.

Marca reconhecida


As empresas encontram no programa de licenciamento do Santa Cruz o valor que só as marcas reconhecidas podem transferir. Outro fator importante é o alto grau de afinidade e relacionamento, alcançados através do apelo emocional que o escudo Coral desperta.

Os produtos licenciados pelo STA são imediatamente identificados por milhões de pessoas no Brasil e no exterior. São torcedores ansiosos por exibir a marca do clube que amam e outros tantos apaixonados por futebol que vêem no Santa Cruz um exemplo de clube organizado e vitorioso.

Vantagens do licenciamento com o Santa Cruz


Menor Investimento – Sua empresa pode aproveitar o posicionamento e a força da marca do Santa Cruz para ganhar espaço no mercado, sem precisar investir numa marca própria.

Visibilidade Imediata – Seus produtos passam a ser consumidos imediatamente, sem a necessidade de esperar para que a marca alcance um bom posicionamento de mercado. Isso possibilita alcançar volume e rendimento em muito menos tempo.

Mercado Consolidado – A marca do Santa Cruz é amplamente conhecida, tem uma longa trajetória de mercado e grande potencial em vários segmentos de produtos.

Legalidade e Responsabilidade Social – Produzir itens licenciados é garantia de estar trabalhando dentro da lei e cumprindo parte da missão social de toda empresa.

Benefícios para o consumidor


Ao comprar um produto com a marca do Santa Cruz Futebol Clube, além de estar levando qualidade e autenticidade para casa, o torcedor também está contribuindo com seu clube de coração. O Santa Cruz recebe royalties pela comercialização dos produtos oficiais do Clube Coral.

Além disso, os produtos licenciados do Santa Cruz são fabricados por empresas que têm compromisso com a legalidade, com seus trabalhadores e os consumidores de seus produtos. Comprar mercadorias licenciadas é também uma contribuição com a responsabilidade social, o comércio justo e o desenvolvimento sustentável do país.

O torcedor que usa um produto oficial com a marca do Santa Cruz também reforça a sua identidade com clube. E os recursos gerados por este mercado ajudam a garantir a sustentação financeira do Mais Querido.

O torcedor ao adquirir um produto que leva a marca "Santa Cruz", além de comprar legitimidade e qualidade, ele contribui diretamente para o aumento da geração de receita do clube.

Por todos estes motivos, procure sempre os produtos licenciados do Santa Cruz. E não se esqueça: Pirataria é crime. Denuncie os infratores toda vez que encontrar alguém oferecendo qualquer mercadoria pirata com a marca do Tricolor.

Franquia


A franquia é um sistema onde o Santa Cruz autoriza a exploração dos direitos de uso de marca e do conceito de negócio da Loja da Torcida.

Participe do sistema de franquia da Coral Shop, uma grande oportunidade de negócio com um mercado alvo definido e comprovada fidelidade.

Right Names


É a concessão dada por uma entidade de seu espaço físico para a exploração deste por uma empresa para exposição de sua marca.

Um bom exemplo aqui no Brasil de concessão de espaço físico é da Arena da Baixada que agora se chama Kyocera Arena.

No que se aplica ao Santa Cruz, pode-se explorar as próprias arquibancadas para a exploração por Right Names. Cada arquibancada pode ser adotada por uma empresa, na qual cada uma além ter seu nome exposto na mesma, teria o próprio nome da empresa atrelado à arquibancada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pela visita, o pessoal ta add seguidores normalmente, quanto aos comentarios, liberei e tirei pop-up.
Deve estar melhor...
Vlw, abraço.

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page