quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Santos conquista certificado ISO 9001

O Santos Futebol Clube acaba de obter o selo de qualidade ISO 9001:2008, concedido pela certificadora Germanischer Lloyd Industrial Service do Brasil, organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O certificado foi conquistado pela área de Licenciamentos, braço do departamento de Marketing, sob o escopo “licenciamento da marca Santos em produtos”. Trata-se de um fato inédito no Brasil nesta modalidade.

Com validade até 2012, o selo indica que o clube é reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO), órgão internacional responsável pela padronização de procedimentos, por cumprir normas de qualidade criadas para estimular a busca pela melhoria contínua e a satisfação dos clientes – torcedores, no caso. Para manter o certificado, a área de Licenciamentos do Peixe será submetida a duas auditorias de revisão nos próximos três anos.

Em comparação ao futebol, obter o ISO é como conquistar um campeonato nacional. Assim como jogadores vitoriosos são valorizados pelo mercado, na prática o selo eleva a confiabilidade do Santos no campo dos negócios. Por manter um rigoroso sistema de gestão de qualidade e garantir, assim, alta produtividade, o Alvinegro Praiano passa a ser referência para potenciais investidores em termos de lucratividade.

Prêmio

Esta não é a primeira vez que o Marketing do Peixe obtém reconhecimento. Em 2007, o departamento faturou o “Prêmio Marketing Best” pelo case Baleinha e Baleião: rejuvenescimento constante da torcida do Santos FC.


O que é ISO 9001?

O ISO 9001 é um certificado internacional de qualidade atribuído a empresas e instituições que cumprem uma série de requisitos. Este conjunto de normas tem como objetivo orientá-las a desenvolver um sistema de gestão de qualidade eficiente, para satisfazer clientes, buscar a melhoria contínua e garantir a competitividade no mercado.

No Brasil, o ISO é representado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Este, por sua vez, delega as auditorias a um grupo de organismos acreditados. Todos seguem critérios estipulados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), membro fundador do ISO.

Os números no nome do selo representam a modalidade à qual ele pertence e o ano em que as normas foram redigidas. A família 9000 é composta por quatro tipos: 9001, 9002, 9003 e 9004. A cada um deles, a quantidade de exigências é menor, sendo o 9001 o que reúne mais regras. No ano, a versão mais nova é a 2008, uma vez que a anterior é de 2000. O Santos, portanto, possui o selo mais completo e atualizado existente

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page