segunda-feira, 5 de abril de 2010

Os Uniformes Alternativos

Por Allan Pustilnick Maia

Os clubes do Brasil estão cada vez mais adotando a moda dos uniformes alternativos e da numeração fixa.

Mas muito tem se questionado sobre a utilização deles.

Muitos dizem que eles fogem as tradições e a identificação do clube uma vez que suas cores fazem parte de sua história. Sua identidade. Outros acham que é bom para o marketing e principalmente para os cofres dos clubes principalmente nos clubes do Rio que desde o inicio dos anos 2000 não tem a mesma força econômica que os times de São Paulo por exemplo.

A numeração fixa já ajuda a identificar o jogador e um possível ídolo da torcida. Porém muitos times abusam nessa numeração. No flamengo por exemplo Petkovic usa o numero 43, Pedrinho chegou a jogar com a camisa 98 no vasco e Tulio joga com a 900 no Botafogo de Brasília. Em campo parece que estamos assistindo um time de futebol americano jogar.

Agora a pergunta é: será que isso será bom para o futebol? Será que devemos viver das tradições somente ou a inovação é importante para atrair novos torcedores, atrair investimentos para o clube?

A verdade é que nesses tempos o futebol brasileiro anda se moldando no futebol europeu tanto no estilo de jogo ( poucos times jogam ainda no 4-4-2 ou com pontas no time) quanto no estilo dos uniformes. O futebol brasileiro não pode perder sua identificação mas também não pode viver só de passado. E quem vai decidir esse futuro vai ser a torcida dos clubes brasileiros.

3 comentários:

Net Esportes disse...

Com relação a terceiro uniforme deve ser pra levantar uma grana mesmo, alguns até usam com mais frequencia que os outros, mas no geral não é como se vê por aí .....

Já com relação a números é muito estranho mesmo, porém no fundo ter uma variação de números maiores daria para fazer como os times dos EUA fazem, ou seja, aposentar o número da camisa e nunca mais alguem vai usar aquele número ..... por exemplo a camisa 10 do Santos foi do Pelé, apsenta e ninguém mais usa ........ legal mas no fundo estranho e tarde demais pra fazer, os titulares do futebol tem que ser 1 a 11 e pronto ......

FilipeJMS disse...

Concordo com o amigo do Net Esportes. Camisa alternativa acho válida, é uma boa jogada de marketing.
Quanto a numeração fixa não gosto não. Futebol não é basquete para ter jogador usando camisa 33, 43, 98... Sou tradicional e prefiro do 1 ao 11 mesmo!

Itamar (japa) disse...

Eu não sou muito fan de camisas que fujam as cores tradicionais dos clubes, certa vez o Atlético lançou uma camisa dourada, mas por sorte nossa torcida não aprovou, outra vez lançaram uma camisa em homenagem a parceria entre o CAP e o FCDallas dos EUA mas a torcida também não foi muito receptiva e então até agora eles não inventaram mais.

Mas eu pessoalmente acho muito jacú por exemplo o Atlético de Minas Gerais fez uma camisa rubro negra pra imitar a nossa, já que a torcida organizada do Cruzeiro é aliada de nossa organizada, então eles criaram a camisa como se quisessem conter o uso das camisas do Cap em Minas gerais( o que acontece muito).. A camisa rubro negra foge totalmente das cores tradicionais da galinha, opa, do Atlético de Minas...
e o que falar da camisa rosa então..hahah, deixe pra lá!

isso aí abraço!

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page