terça-feira, 24 de agosto de 2010

A imagem do atleta e o patrocínio

Eldrick Tont Woods (Cypress, 30 de Dezembro de 1975), mais conhecido como Tiger Woods, é um jogador de golfe dos Estados Unidos da América. É considerado um dos melhores golfistas de todos os tempos.

Segundo o Portal Globoesporte.com, cerca de nove meses depois do escândalo sexual, o golfista norte-americano Tiger Woods finalizou ontem, segunda-feira o processo de divórcio com a sueca Elin Nordegren, com quem foi casado por quase seis anos e teve dois filhos. Os detalhes do acordo de separação não foram revelados, mas a guarda das crianças deverá ser dividida.

Por conta do escândalo sexual, Tiger Woods perdeu o casamento e cerca de US$ 35 milhões em patrocínios informou o site.

Nesse tempo, houve o fim do contrato do atleta com a marca Gatorade. Após a confissão de sua infidelidade perante a esposa, os laços entre a empresa de bebidas energéticas e o astro foram cortados.

Um porta-voz da marca argumentou que não enxergavam mais um papel para o astro em seus esforços de marketing, e desejavam ao mesmo tudo de melhor para o jogador daqui pra frente. Apesar desse rompimento, a parceria entre a marca e a fundação Tiger Woods continuou. Devido a essa ruptura de contrato, houve a interrupção do que seria um lançamento de uma bebida temática denominada "Tiger Focus "

Apesar de as ofertas de patrocínio da Accenture e a AT & com o jogador de Golfe, também foram encerradas, outras marcas como a Gillete e a Tag Heurer diminuíram a imagem do atleta consideravelmente na comercialização de seus produtos.

A Nike por sua vez, mesmo com a ocorrência de todo esse escândalo, apoiou Woods continuamente.

Concluímos que a maioria das marcas sempre patrocina aqueles atletas - ou outros tipos de personalidades que de certa forma, agregam a ela uma boa imagem, e que quando acontece o contrário no qual o mesmo envolve-se em alguma emboscada que possa expor a marca a um risco, ela simplesmente o abandona. Porém apesar dessa bifurcação pode-se contrariar e seguir pelo meio, caminho seguido por aquelas que não importa por qual situação a personalidade esteja passando, irão sempre estar ao seu lado, patrocinando-o, como a Nike no caso de Tiger.



3 comentários:

Net Esportes disse...

Considero o que Tiger Woods fez com a esposa totalmente errado .... mas quem ele matou? em quem ele bateu? ... se alguém quiser não gostar dele pelo que ele fez eu não tenho nada contra, é um direito da pessoa .... mas acho que a Nike foi a mais correta, as outras deveriam suspender o patrocínio por ele ter parado de jogar por exemplo, ou agora que ele não ganha mais nada diminuir a cota ou cancelar agora, porque ele não ganha mais torneios ... mas cancelar por causa da suposta imagem que fica foi precipitado na minha opinião, acho que a Nike só ganhou com isso ....

Diego Louzada disse...

ISso varia muito da visão de cada executivo, da proposta de cada empresa para seu marketing. Não acho que ver uma marca vestindo um adúltero irá diminuir o interesse de alguém em consumi-la.
Fato é que o Tiger perdeu muito dinheiro, o que no caso dele nem deve fazer tanta diferença.

Abraço e sds vascaínas!

FilipeJMS disse...

Tiger pagou caro pelo seu erro, mas as empresas que o abandonaram também poderiam apoiá-lo nesse momento complicado.
Não que esse dinheito faça mt falta para ele, mas sim pelo fato delas já terem lucrado, e muito, com a imagem do Woods!

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page