quarta-feira, 4 de maio de 2011

CRAQUES QUE FIZERAM BONITO NOS GRAMADOS GERALMENTE REPETEM O MESMO SUCESSO COMO TREINADORES.

Quando Paulo Roberto Falcão assumiu o comando do Internacional neste mês ele já deu indícios de que repetirá no seu ex-clube o mesmo sucesso de quando era jogador.

Mas falcão não é o primeiro ex-grande craque a arriscar como treinador; só para recordar quem não se lembra de Evaristo de Macedo, o primeiro brasileiro a brilhar tanto no Real Madri quanto no Barcelona, dizem que ele comia a bola literalmente, e como treinador conseguiu grandes conquistas pelos clubes que passou; e de Orlando Fantoni, craque Palestrino que levou ao hoje Cruzeiro a conquistar campeonatos mineiros importantes. Saindo um pouco dos gramados brasileiros e mergulhando nos palcos internacionais podemos citar grandes craques que se transformaram em treinadores vitoriosos e consagrados.Por exemplo o alemão Franz Beckenbauer; campeão mundial pela seleção alemã como jogador na Copa de 1974 e como treinador na copa de 1990. O argentino Daniel Passarela campeão mundial em 1978 e um excelente treinador em clubes de seu pais e até mesmo na seleção nacional. Mas também temos exemplos de ótimos treinadores que quando eram jogadores eram atletas regulares.

Felipão no Caxias era considerado um típico perna-de-pau, mas como treinador além da fama de durão conseguiu conquistas memoráveis como a Libertadores 95 e o Brasileirão 96; pelo Grêmio ate a Copa de 2002 no Japão e Coréia. E Wanderlei Luxemburgo, outro exemplo de pouca afinidade com “pelota” e que quando iniciou a sua carreira como treinador já conseguiu uma façanha: levar o até então desconhecido Bragantino de Campinas a uma final de campeonato brasileiro. E para fechar a listas jogadores medianos não podíamos esquecer de Tele Santana, que quando era atleta do Fluminense não fazia muito sucesso como jogador, diziam que era pelo seu porte físico; Tele era magrinho, mas quando iniciou sua vitoriosa carreira como treinador levou ao Atlético Mineiro a sua primeira e única conquista em nível nacional e foi responsável por mostrar ao mundo verdadeiro futebol arte na Copa da Espanha de 1982, e com as grandes vitórias no São Paulo.

Enfim o que eu quero mostrar aos leitores que geralmente treinadores que um dia foram verdadeiros craques com a bola nos pés podem se tornar ótimos professores, e assim continuando a dar alegrias as suas torcidas.

FERNANDO ROBERTO

“ O COMUNICADOR DA GALERA”

Um comentário:

Luiz Paulo Knop disse...

Não gosto do Falcão treinador, pra quem o acompanhou na década de 90 tem uma noção de que ele é pura teoria, mas na prática é fraco. Inventa onde não pode...

Sobre o Felipão, é inegável que é um excelente treinador, resta saber se ele quer continuar trabalhando com vontade depois de ganhar aquela multa milionária do Chelsea...

http://esporteresenha.blogspot.com

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page